DestaquesE-commerce

Como aumentar as vendas do e-commerce?

como aumentar vendas e-commerce

Para aumentar as vendas do e-commerce, é fundamental reunir um conjunto de estratégias de marketing e comunicação e atacar em diversas frentes.

Por isso, preparamos uma série de passos que podem ajudar a alavancar as vendas da sua loja virtual e conquistar consumidores. Confira:

1. SEO para lojas virtuais

seo para e-commerce

SEO é a sigla para search engine optimization, isto é, um conjunto de técnicas que ajudam seu site a ser entrado com mais facilidade em mecanismos de busca como Google, Bing, entre outros. Com um bom SEO, seu site deverá melhorar seu posicionamento nas páginas de buscadores. Para quem vende online, usar estas técnicas é fundamental – ele ajuda a trazer mais acessos ao seu e-commerce e, consequentemente, a aumentar suas vendas.

A grande vantagem desta estratégia é que estes cliques não são pagos e, conforme sua página vai crescendo nos mecanismos de busca, você vai ganhando notoriedade e visibilidade. Só que este precisa ser um trabalho constante – o resultado vem com o tempo e não é imediato.

Dentre algumas técnicas utilizadas em SEO estão a forma de nomear as imagens e o uso de palavras-chaves mais relevantes na construção do conteúdo.

2. Marketing de conteúdo para aumentar as vendas do e-commerce

marketing de conteudo ecommerce

Um bom conteúdo pode ser o melhor amigo do seu e-commerce. Ele é fundamental para vender mais e pode ser a porta de entrada para muitos clientes novos. Esta estratégia também tem ligação com o nosso primeiro ponto, que é o SEO.

De acordo com a Hubspot, as empresas que postam pelo menos 15 artigos por mês possuem mais tráfego do que aquelas que não tem blog. Além disso, 61% dos consumidores já fizeram alguma compra a partir de um post de blog.

Não sabe como produzir conteúdo ou não tem ideia sobre o que escrever? Antes de sair escrevendo, vale a pena pensar e pesquisar alguns pontos:

  • Entenda quem é o seu cliente – do que ele gosta, o que ele compra, como consome, que tipo de conteúdo acessa, quais são suas principais dúvidas;
  • Faça uma pesquisa de palavras-chaves relacionadas ao seu negócio e entenda o que as pessoas estão pesquisando sobre o seu produto. A partir disso, você pode criar posts relacionados a estas palavras e termos;
  • Quais são os valores ligados a sua marca? Quais são os principais benefícios, diferenciais e pontos fortes de seus produtos?
  • Existem assuntos que estão na mídia atualmente, que são muito buscados, e poderiam gerar conteúdo?

Com uma combinação destes fatores, tenho certeza que você terá alguns insights para produção de conteúdo.

Vale falar também sobre algumas formas de produzir conteúdo para seu e-commerce:

  • Blog;
  • Redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok, etc;
  • Podcasts;
  • Newsletters;
  • Vídeos.

Vou dar um exemplo sobre como produzir conteúdo. Digamos que você possui uma agência de viagens especializada em destinos da Europa. Você pode fazer buscas por palavras-chaves mais utilizadas em alguns dos seus destinos mais populares. Para exemplificar, coloquei na ferramenta SEM Rush, uma busca por viagem para Itália. A ferramenta me deu alguns termos que podem ser interessantes para produzir conteúdo: viagem de trem pela Itália, quanto custa um pacote de viagem para a Itália e viagem à Itália Rosselini. Sabemos que este último termo é o nome de um filme, mas de repente você poderia fazer um post sobre lugares da Itália que são cenários de filmes, por exemplo.

Outro exemplo: digamos que sua loja online tenha bodies femininos como carro-chefe. Alguns dos termos mais buscados são: body feminino com bojo, body feminino renda, body feminino manga longa e body feminino estampado. Com isso, você já pode gerar alguns conteúdos: “como combinar um body feminino estampado?”, “10 ideias para usar um body feminino de renda” ou “Body feminino estampado: 5 combinações perfeitas”.

3. Inbound marketing para e-commerce

inbound marketing e-commerce

Você provavelmente já deve ter se deparado com estratégias do tipo: “faça um cadastro aqui e ganhe um e-book” ou “faça um cadastro aqui e assista um webinar sobre um determinado assunto”. Estas são estratégias de inbound marketing.

O inbound marketing se caracteriza por quatro pontos principais:

  • Atrair potenciais clientes e obter contato com essas pessoas;
  • Nutrir um relacionamento com estas pessoas;
  • Gerar conversão, isto é, a compra do seu produto/serviço;
  • Analisar e identificar melhorias na estratégia.

É como um funil: as pessoas vão passando de uma fase a outra até converterem. O topo do funil é mais largo e tem mais pessoas, mas conforme vai afunilando, vão sobrando menos pessoas.

Vamos a um exemplo prático: digamos que você tenha um e-commerce especializado em moda plus size. Você pode criar um e-book com dicas de moda plus size e pegar o cadastro das pessoas que quiserem baixar. A partir disso, você poderá enviar novos conteúdos ou ofertas da sua marca por e-mail para estas pessoas. E esta estratégia pode gerar mais vendas para sua loja online.

Alguns exempos de ferramentas de inbound marketing:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Grupos de WhatsApp ou Telegram;
  • Comunidades no Facebook;

4. Assessoria de imprensa / trabalho com influenciadores

assessoria de imprensa e-commerce

O trabalho de assessoria de imprensa consiste em divulgar para veículos de comunicação (jornais, portais, revistas, blogs e influenciadores) um determinado produto, serviço ou marca. Com este trabalho, é possível ampliar ainda mais a divulgação da sua marca e levá-la a um público maior.

Dependendo das características da marca, serão escolhidos os veículos mais indicados. Com uma empresa qualificada, será possível fazer esta seleção de forma mais eficaz.

5. Mídia paga – Facebook/Instagram Ads, Google Ads, Google Shop e Remarketing

Antigamente, a TV, os jornais, as revistas e o rádio eram a forma que as empresas tinham de anunciar seus serviços. Hoje existem maneiras muito mais baratas para tornar seu produto/marca conhecido: os anúncios na internet.

Existem diversas modalidades de anúncio:

Facebook/Instagram

facebook-ads-e-commerce

Se você tem Facebook ou Instagram, certamente já foi impactado por anúncios. Este tipo de anúncio é ótimo para criar uma estratégia de inbound marketing, gerar lembrança de marca e levar pessoas para seu site.

Google Shop

google shop e-commerce

Esta ferramenta mostra uma galeria de resultados com produtos relacionados à sua busca no Google. E está é a ideia do Google Shop: mostrar produtos relevantes para a busca do usuário. Ao clicar no produto, você pode ver reviews de usuários e mais fotos.

Google Ads

google ads e-commerce

Ao fazer uma busca no Google, certamente, entre os primeiros anúncios aparecerão alguns anúncios relacionados à sua busca. Este tipo de anúncio funciona através da escolha de palavras-chaves, interesses e público. A grande vantagem do Google Ads é que você consegue “capturar” pessoas que estão altamente interessadas no seu público/serviço.

Remarketing para e-commerce

O remarketing consiste em fazer anúncios para pessoas que já passaram pelo seu site. A intenção é relembrar o usuário sobre sua marca ou os produtos que ele viu no seu e-commerce. Possui uma ótima taxa de conversão.

crie-ecommerce

Um comentário sobre “Como aumentar as vendas do e-commerce?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *