DestaquesRedes sociais

O Instagram escondeu os números…e agora?

sumico-likes-instagram

Desde 17 de julho de 2019, o Instagram passou a esconder os números de curtidas nas fotos aqui no Brasil. O Canadá foi o primeiro país a receber esta mudança, em maio de 2019. Bom, mas o que todo mundo está se perguntando é: como fica agora esta situação para marcas, agências, empresas e influenciadores que usam a rede para divulgar produtos e serviços? Veja abaixo dicas para lidar com esta mudança!

Por que o Instagram resolveu esconder os números?

sumico-likes-instagram

Na realidade, os likes não “sumiram” – eles ainda podem ser visualizados pelos proprietários das contas. Ou seja, você ainda consegue saber quantas curtidas sua foto recebeu. Mas não tem acesso ao número de likes de fotos de outras pessoas – a não ser que peça essa informação diretamente ao proprietário, claro.

De acordo Mark Zuckerberg, a intenção é que as pessoas se interessem menos pelos números e foquem mais em se conectar com outras pessoas. Por trás disso, existe toda uma discussão sobre o quanto estes números de curtidas nas fotos deixam as pessoas infelizes e o quanto isso faz com que elas comparem suas vidas às dos outros (mas isso é assunto para outro post).

Mas há uma vertente que diz também que o Instagram tomou esta medida como forma de impedir os aplicativos que geram likes automáticos trabalhem (elas são muito usadas por influenciadores “fakes”, que gostam de exibir seus grandes números para ganhar anunciantes grande). Isto é, eles ficarão sem serventia.

Como sabemos que de bobo Mark Zuckerberg não tem nada, pode ser que mais para frente ele invente alguma maneira de lucrar com esta mudança – pode ser criando ferramentas extras que ajudem a ver os likes de concorrentes ou até mesmo cobrando para exibir seus likes (vai saber, né? Rsrs). Vamos aguardar os próximos capítulos.

Como a mudança do Instagram pode impactar meu negócio?

sumico-likes-instagram

Sabemos que o Instagram é uma ferramenta de divulgação fundamental para várias empresas. E o fim dos likes públicos não é o fim do mundo para ninguém – até porque você ainda conseguirá ter acesso aos números de curtidas de seus posts.

Com esta mudança, o ideal é que você invista em um conteúdo que busque cada vez mais a interação dos usuários. Por isso, na hora de criar seus posts, procure criar chamadas que instiguem o público e que estimulem as pessoas a comentar. Insira call to actions, faça perguntas aos seguidores e crie um conteúdo instigante.

O Instagram Stories também continua uma ferramenta super valiosa para mostrar seu negócio. Com ela, você pode mostrar o dia a dia e os bastidores da sua empresa, além de criar diversos conteúdos que incentivem a participação do público como enquetes, perguntas etc. Procure mantê-lo atualizado com frequência.

Outro ponto importante: não é porque os likes deixaram de ser públicos que você deve descuidar do seu feed. Procure criar uma identidade visual bacana, que seja condizente com sua marca e que atraia seu público.

E, como o próprio Mark Zuckerberg sugeriu, é fundamental interagir na rede social. Interaja com perfis de parceiros, marque pessoas nas fotos, comente nas imagens de clientes que estiveram no seu estabelecimento. Afinal, rede social é, acima de tudo, relacionamento.

O ponto mais negativo disso tudo é não poder acompanhar de forma tão clara e acessível o desempenho de concorrentes – você não conseguirá saber quantos likes a última promoção dele teve, por exemplo. Mas isso não chega a ser um problema uma vez que já existem ferramentas de mídias sociais que fazem este tipo de análise – só é preciso saber utilizá-las e pagar por isso em alguns casos.

Minha empresa trabalha com influenciadores digitais – como posso escolher os profissionais certos para trabalhar no Instagram?

sumico-likes-instagram

Muito mais do que números – a escolha do influenciador deve ser baseada, em primeiro lugar, no tipo de conteúdo que ele posta e na imagem que a pessoa passa. Os posts do profissional e seus posicionamentos são condizentes com sua marca? Ele tem credibilidade com seu público? O público dele faz parte do segmento que você quer atingir? Essa pessoa se envolve frequentemente em polêmicas? Tudo isso deve ser avaliado antes dos números.

Ah, mas os números não são importantes? Sim, claro que eles também pesam, uma vez que há um investimento a ser feito e você quer obter os melhores resultados. Mas creio que esta análise será cada vez mais qualitativa do que quantitativa. Além de pedir um mídia kit bem transparente do blog (com dados de curtidas na foto, acessos, interações, etc), você deve avaliar os comentários nos posts, falar com outras marcas que já trabalharam com o influenciador e perguntar sobre resultados já obtidos.

Resumindo…

Eu acredito sempre que estas mudanças frequentes no Instagram, Facebook e afins vêm para sacudir um pouco o cérebro de quem trabalha com as mídias sociais e fazer com que a gente arranje soluções criativas para lidar com tudo isso. Além disso, acho que estas mudanças farão com que as análises sejam feitas forma muito mais qualitativa do que quantitativa. E você, o que pretende fazer diante do fim dos likes públicos no Instagram?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *